Alguns pacientes até confundem a rosácea com a acne, pois ambas apresentam lesões semelhantes na pele. O primeiro passo é buscar ajuda de um dermatologista para o diagnóstico correto.
A rosácea é uma doença inflamatória crônica da pele que se manifesta, principalmente, no centro da face. Porém, ela pode se expandir para as bochechas, nariz, testa e queixo e, raramente, para a região dos olhos.
A condição pode causar pápulas ou pústulas, semelhantes à acne, mas, geralmente, não apresenta comedões (cravos). Entre os sintomas estão vermelhidão persistente, vasos sanguíneos dilatados (telangiectasias) e sensação de ardor e calor na pele.
Exposição ao sol, estresse, temperaturas extremas, alimentos picantes e bebidas alcoólicas podem ser desencadeadores da inflamação.
O diagnóstico correto é super importante, pois as condições (acne e rosácea) podem coexistir ou ser confundidas. Apesar de não ter cura, há tratamentos que nos ajudam a manter a rosácea controlada, amenizando os sintomas e melhorando o aspecto da pele.